terça-feira, 4 de maio de 2010

Ainda a Semana da Leitura...e a elaboração de "wallpapers" alusivos ao livro.

Durante a Semana da Leitura e ao nível das aulas de EV e TIC, os alunos criaram vários "wallpapers" para os computadores da BE/escola, recorrendo a frases alusivas ao livro e à leitura.
As imagens contidas neste post referem-se a alguns desses "wallpapers" e como, se pode ver, há exemplos que demonstram a criatividade e o cuidado posto na elaboração dos referidos "wallpapers" que apelam à prática da leitura.


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Encontros Inter-turmas - 6º ano



Hoje realizaram-se novos encontros inter-turmas, abrangendo 4 turmas do 6º Ano. A obra que estava em causa era "Ulisses", de Maria Alberta Menéres. Cada grupo representativo da sua turma acabou por responder a 34 perguntas sobra a obra em questão e os conhecimentos demonstrados pelos grupos surpreenderam todos os presentes.
Num contexto lúdico, a prova dos conhecimentos adquiridos sobre a obra acaba por aparecer de forma tão natural que nem parece que os alunos tiveram de se esforçar tanto em termos de estudo da obra e compreensão dos acontecimentos que nela ocorrem.
A sensação final, evidenciada pelos alunos, é tão positiva que a BE irá certamente continuar a apostar neste tipo de encontros e a fomentar a articulação com os docentes de Língua Portuguesa, sem os quais não seria possível realizar o tipo de actividades que está aqui em causa.

Mais um Encontro Inter-turmas na BE

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ao longo da nossa "Semana da Leitura" estão a ser divulgados "Os mais da Biblioteca".
A entrega de certificados às turmas com mais leitores e aos melhores leitores será feito em cerimónia pública em Maio.

Clara Haddad participa na nossa "Semana da Leitura"






A contadora de histórias Clara Haddad participou na nossa "Semana da Leitura", contando histórias para um grupo de alunos do 3º ciclo numa sessão que durou cerca de 1 hora.
Embora diante de si estivesse um público bastante heterógeneo no que diz respeito aos hábitos e gosto pela leitura - alguns dos alunos presentes eram de facto leitores regulares, mas muitos revelam falta de hábitos de leitura- conseguiu efectivamente captar a atenção de todos os alunos que se mantiverem concentrados no que ouviam e viam ou não fosse a nossa convidada uma exímia contadora de histórias, uma vez que conjuga na perfeição a arte de saber estar em palco, a expressividade anímica e uma voz deveras cativante.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Encontros inter-turmas na BE

Durante toda a Semana da Leitura, vão ter lugar encontros inter-turmas sobre as obras de leitura orientada que entretanto foram abordadas nas salas de aula. Nestes encontros são colocados frente-a-frente dois grupos de alunos representantes de duas turmas que leram uma determinada obra, os quais terão de responder a perguntas sobre a mesma. O resto da turma assiste ao confronto, apoiando os colegas que a representam.
Até ao momento já se realizaram 3 encontros e tem sido muito gratificante ver os alunos completamente envolvidos neste tipo de "concurso", a responderem a questões sobre a obra lida, questões que exigem que a mesms tenha sido lida/compreendida com alguma profundidade.
No final do encontro, depois de apurados os vencedores, são distribuídos prémios.
De salientar todo o trabalho de articulação que foi necessário para implementar o tipo de encontros em questão, particularmente entre os professores de Língua Portuguesa e a equipa da BE.
A lista de encontros está disponível em http://www.scribd.com/Encontro-Inter/d/30472807.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Abertura Simbólica da Semana da Leitura

A abertura simbólica da Semana da Leitura teve lugar, hoje, às 10.20 horas e em todas as salas de aula do Agrupamento foi lido um texto alusivo à importância do livro e da leitura, tendo a equipa da BE seleccionado um texto específico para cada ano de escolaridade.