sexta-feira, 30 de abril de 2010

Encontros Inter-turmas - 6º ano



Hoje realizaram-se novos encontros inter-turmas, abrangendo 4 turmas do 6º Ano. A obra que estava em causa era "Ulisses", de Maria Alberta Menéres. Cada grupo representativo da sua turma acabou por responder a 34 perguntas sobra a obra em questão e os conhecimentos demonstrados pelos grupos surpreenderam todos os presentes.
Num contexto lúdico, a prova dos conhecimentos adquiridos sobre a obra acaba por aparecer de forma tão natural que nem parece que os alunos tiveram de se esforçar tanto em termos de estudo da obra e compreensão dos acontecimentos que nela ocorrem.
A sensação final, evidenciada pelos alunos, é tão positiva que a BE irá certamente continuar a apostar neste tipo de encontros e a fomentar a articulação com os docentes de Língua Portuguesa, sem os quais não seria possível realizar o tipo de actividades que está aqui em causa.

Mais um Encontro Inter-turmas na BE

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ao longo da nossa "Semana da Leitura" estão a ser divulgados "Os mais da Biblioteca".
A entrega de certificados às turmas com mais leitores e aos melhores leitores será feito em cerimónia pública em Maio.

Clara Haddad participa na nossa "Semana da Leitura"






A contadora de histórias Clara Haddad participou na nossa "Semana da Leitura", contando histórias para um grupo de alunos do 3º ciclo numa sessão que durou cerca de 1 hora.
Embora diante de si estivesse um público bastante heterógeneo no que diz respeito aos hábitos e gosto pela leitura - alguns dos alunos presentes eram de facto leitores regulares, mas muitos revelam falta de hábitos de leitura- conseguiu efectivamente captar a atenção de todos os alunos que se mantiverem concentrados no que ouviam e viam ou não fosse a nossa convidada uma exímia contadora de histórias, uma vez que conjuga na perfeição a arte de saber estar em palco, a expressividade anímica e uma voz deveras cativante.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Encontros inter-turmas na BE

Durante toda a Semana da Leitura, vão ter lugar encontros inter-turmas sobre as obras de leitura orientada que entretanto foram abordadas nas salas de aula. Nestes encontros são colocados frente-a-frente dois grupos de alunos representantes de duas turmas que leram uma determinada obra, os quais terão de responder a perguntas sobre a mesma. O resto da turma assiste ao confronto, apoiando os colegas que a representam.
Até ao momento já se realizaram 3 encontros e tem sido muito gratificante ver os alunos completamente envolvidos neste tipo de "concurso", a responderem a questões sobre a obra lida, questões que exigem que a mesms tenha sido lida/compreendida com alguma profundidade.
No final do encontro, depois de apurados os vencedores, são distribuídos prémios.
De salientar todo o trabalho de articulação que foi necessário para implementar o tipo de encontros em questão, particularmente entre os professores de Língua Portuguesa e a equipa da BE.
A lista de encontros está disponível em http://www.scribd.com/Encontro-Inter/d/30472807.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Abertura Simbólica da Semana da Leitura

A abertura simbólica da Semana da Leitura teve lugar, hoje, às 10.20 horas e em todas as salas de aula do Agrupamento foi lido um texto alusivo à importância do livro e da leitura, tendo a equipa da BE seleccionado um texto específico para cada ano de escolaridade.

Semana da Leitura no Agrupamento de Santa Marinha subordinada ao tema "Ler dá Prazer"

Começaram hoje as actividades relativas à Semana da Leitura que no Agrupamento de Escolas de Santa Marinha decorrerão até ao dia 30 de Abril.

Para conhecimento do leque de actividades que irão ter lugar na nossa BE/salas de aula e nas escolas do 1º Ciclo, podem os interessados consultar as respectivas planificações em:

Semana da Leitura para a EB 23 de Santa Marinha: www.scribd.com/doc/30472954/Semana-da-Leitura.


Semana da Leitura para as EB1 do AG.: www.scibd.com/doc/30472724/Semana-da-Leitura-1%C2%BA-ciclo.

Semana da Leitura subordinada ao tema: Ler dá Prazer








Começaram hoje as actividades relativas à Semana da Leitura que no no Agrupamento de Santa Marinha decorrerão até ao dia 30 de Abril.


Para conhecimento não só do leque de de actividades que irão ter lugar não só na BE/salas de aula da Escola Sede, bem como também nas diferentes EB1, podem os interessados consultar as respectivas planificações em:


Semana da Leitura na EB 23 de Santa Marinha

Bem-vindos ao Blog da Biblioteca Escolar da EB 23 de Santa Marinha!
A equipa da BE pretende com este blog difundir informações sobre as actividades que irão decorrer na referida Biblioteca, convidando toda a comunidade escolar a consultá-lo e, se for caso, a comentar o que nele vai ser escrito.