sábado, 21 de maio de 2011

Inês Botelho visita a nossa Biblioteca



















De visita à nossa escola, a escritora Inês Botelho, em sessão com os alunos do 6º, 8º e 9º anos, apresentou a sua obra, incidindo em particular sobre a trilogia que a consagrou.




Respondeu às perguntas que os alunos colocaram sobre a sua vida pessoal e profissional, por gentileza entregou o prémio de "Melhor Leitor do 2º período" a três alunas do 8º Ano da nossa escola - Catarina Cortez, Ana Sofia e Mª Inês- e no final ainda autografou os livros de todos os que solicitaram um autógrafo à escritora.




Concuros de Leitura finais













No último dia da "Semana da leitura" realizaram-se mais 3 novos concursos envolvendo as turmas acima referidas.





O concurso entre as turmas do 7º ano terminou com a vitória do 7ºB. Já o concurso entre as duas turmas do 7º ano terminou empatado.


O concurso com as duas turmas do 6º ano tewrminou com a vitória do 6º D.

Mais dois Concursos de Leitura




Dia 19 de Maio realizaram-se na Biblioteca mais 2 concursos de leitura entre as turmas acima mencionados, que terminaram em empate entre as equipas envolvidas, ficando assim comprovado que os alunos se empenham e se preparam convenientemente para estes encontros.


Todos os elementos das equipas receberem prémios no final dos concursos.




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mais um concurso de leitura inter-turmas

Mais um concurso de leitura inter-tumas, desta vez entre tumas do sétimo ano. As turmas em questão terminaram empatadas, com apenas uma falha ao nível de uma pergunta. Parabéns aos alunos que representaram tão bem as suas turmas.

Clara Haddad na nossa "Semana da Leitura"








Mais uma vez Clara Haddad esteve na nossa escola a participar na nossa Semana da Leitura.




Contou várias histórias duma forma muito expressiva e encantou toda a plateia composta por professores e alunos.




Só alguém com dotes muito especiais consegue manter atenção dos alunos durente cerca de 60 minutos e ela conseguiu de tal maneira que a palteia continuaria a ouvi-la sem limites de tempo.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Mais 2 Concursos de Leitura Inter-Turmas

Hoje realizaram-se mais dois concursos de leitura entre as turmas de 6º ano acima mencionadas e sobre a obra "Ulisses". venceram as turmas 6º B e 6ºG, mas por muito pouco, apenas 2 questões que não conseguiram responder num total de 15 questões.
Parabéns a todos pelos conhecimentos que demonstraram sobre a obra e sobre a forma como participaram no concurso.
No final todos receberem pequenos prémios.

Concursos de Leitura Inter-turmas

Neste concurso de leitura estiveram frente-frente o 5º E e o 5º F a responder a questões sobre a obra "a menina do mar". O concurso acabou com as turmas empatadas: ambas acertaram nas 12 questões sobre a obra que lhes foram colocadas.

Para além dos prémios de participação neste concurso, foram também atribuídos prémios aos alunos Vítor Santos e Diogo de Carvalho por se terem revelado como 2 dos "Melhores leitores do 2º Período".

Concursos de Leitura Inter-turmas





Dia 16 de Maio realizou-se um concurso de leitura entre o 6º A e o 6º E sobra a obra "Uma aventura na casa assombrada". Os 5 representantes de cada turma responderam a 15 questões sobre a referida obra e apenas o 6º A falhou uma questão, dando a vitória ao 6º E.

É com muito agrado que os docentes envolvidos vêem os alunos vibrar no âmbito da participação deste concurso/ em torno da leitura de uma obra e diga-se que a preparação dos alunos para o concurso é muito programada, uma vez que em 30 questões apenas 1 ficou por acertar.

Para além dos prémios aos alunos participantes no concurso, foram também entregues os prémios de "Melhor Leitor do 2º período" aos alunos Inês Alvarenga e Chaudry Daud do 6º E.

Abertura oficial da "Semana da Leitura" - texto

No dia 16, pelas 10.20 horas, realizou-se a abertura oficial da "Semana da Leitura" com a leitura em todas as salas de aula do poema "Ler". Pretendeu-se com esta actividade que todos os docentes/a escola assumisse uma atitude conjunta de sensibilização e valorização da leitura enquanto competência transversal que pode estar na base do sucesso escolar dos alunos.

Ler

Ler sempre.
Ler muito.
Ler "quase tudo".
Ler com os olhos, os ouvidos, com o tacto, pelos poros e demais sentidos.
Ler com razão e sensibilidade.
Ler desejos, o tempo, o som do silêncio e do vento.
Ler imagens, paisagens, viagens.
Ler verdades e mentiras.
Ler o fracasso, o sucesso, o ilegível, o impensável, as entrelinhas.
Ler na escola, em casa, no campo, na estrada, em qualquer lugar.
Ler a vida e a morte.
Saber ser leitor, tendo o direito de saber ler.
Ler simplesmente ler.

Edith Chacon Theodoro

domingo, 15 de maio de 2011

"ÉS UM(A) LEITOR(A) COMPETENTE?

Integrado nas actividades da "Semana da Leitura", a BE promove o concurso "És um(a)leitor(a) competente?" destinado a testar os conhecimentos de literatura dos alunos do 8º e 9º anos. Para responder só é preciso clicar no link abaixo dispon ibilizado e responder às perguntas.
https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dG91U0dJZHBjVzNnOFhuZlVXbDk2aUE6MQ

sábado, 14 de maio de 2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Melhores Leitores do 2º período



Acima está a lista dos melhores leitores do 2º Período, da nossa biblioteca escolar, os quais irão receber os seus prémios durante a "Semana da Leitura",a realizar entre 16 e 20 de Maio.