quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lenda de S. Martinho



Trabalho de Maria Jesus Sousa com imagens da Revista Coisas de Criança (nº 2) e canção Lenda de S. Martinho do álbum Canta o Galo Gordo de Inês Pupo e Gonçalo Prata.

Ia o s. Martinho no seu cavalinho
Viu um rapazinho a tremer de frio
Assim que o viu saltou para o chão
Apertou-lhe a mão, deu-lhe a sua capa.

Tapa as costas tapa, não fiques molhado
Disse o S. Martinho desagasalhado.

A chuva no céu ao ver esta cena
Sentiu muita pena decidiu parar
O sol estava perto, veio devagarinho
Parecia verão, Verão de S. Martinho.

Partindo do visionamento desta versão da Lenda de S. Martinho, os  alunos do 5º e 6º anso estão a visitar a biblioteca para trabalharem 3 tipos de textos: a lenda, a a fábula e o mito.
Durante a atividade, tiveram de realizar 2 fichas de trabalho disponibilizadas num 1º sítio e ainda num segundo sítio
Acompanhando a atividade está a realização de uma exposição bibliográfica com exemplos dos referidos tipos de obras




domingo, 6 de novembro de 2011

CNL



CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2011/2012
O Plano Nacional de Leitura – em articulação com a DGLB (Direção Geral do Livro e das Bibliotecas) e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promove no ano letivo 2011/2012, a 6ª edição do Concurso Nacional de Leitura. O Júri Nacional é presidido por Fernando Pinto do Amaral (Comissário do Plano Nacional de Leitura) e constituído ainda por Manuel Fernando Gonçalves (Plano Nacional de Leitura), Ana Bela Martins (Rede de Bibliotecas Escolares) e Vera Oliveira (DGLB - Direção Geral do Livro e das Bibliotecas).

O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes:
1ª Fase – a realizar nas Escolas; [Eliminatórias]
2º Fase – a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; [Finais Distritais]
3º Fase – Final Nacional, a realizar em local e com as capacidades técnicas de divulgação a designar no decorrer do concurso.

A seleção dos alunos na 1ª fase é da responsabilidade da escola e decorrerá até ao dia 13 de Janeiro de 2012. Serão selecionados três alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (correspondente às melhores provas) que irão representar a escola nas fases seguintes.

Para isso, realizarão um teste escrito de verificação de leitura das obras assim distribuídas:
7º Ano - Todo-O-Terreno e Outros Contos de Ana Saldanha;
8º Ano - Maria, Os segredos da irmã mais velha de Margarida Fonseca Santos e Maria João de Carvalho;
9º Ano - A Filha dos Mundos (Vol. 1) de Inês Botelho (Poderão ser requisitados alguns exemplares na Biblioteca da escola).

A prova decorrerá no dia 06 de janeiro de 2011, das 11h05 às 13h30 (7º - 11h05/11h50; 8º - 12h00/12h45 e 9º 12h45/13h30), na Biblioteca da escola. Os alunos interessados em participar devem solicitar a ficha de inscrição à respetiva professora de Língua Portuguesa ou na Biblioteca da escola e ler a obra referida.
As professoras responsáveis Susana Resende e Mª João Castro

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Halloween"

Mais uma vez, a Biblioteca Escolar foi o espaço escolhido para a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Inglês no âmbito da celebração do "Halloween". Na varanda da Biblioteca e no seu espaço interior podiam ver-se muitos "Jack'o'lanterns" feitos pelos alunos, alguns com um cuidado enorme que resultaram em exemplares muito interessantes. "Happy Halloween".