segunda-feira, 31 de maio de 2010

Visita dos alunos da EB1/JI da Serra do Pilar à BE


No dia 28 de Maio, alguns alunos da EB1/JI da Serra do Pilar visitaram a Biblioteca da Escola-Sede.
Ouviram uma história - ppt aparece no fim do post-, preencheram uma ficha de trabalho sobre a mesma, pesquisaram informação na Internet, gravaram podcasts, jogaram jogos, etc.
Foi um dia bem passado e a equipa da BE gostou muito de os receber na Biblioteca.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

15º Aniversário da Escola Básica de Santa Marinha


A EB 23 de Santa Marinha faz hoje 15 anos e está, por isso, de Parabéns!
A Biblioteca Escolar não podia, pois, deixar de assinalar a data e renovar os votos de - tal como foi desde o 1º momento da vida desta Escola!-, de continuar a ser um serviço de apoio às actividades de ensino-aprendizagem que têm lugar na EB 23 de Santa Marinha.
Todos os recursos, físicos e humanos, da BE continuarão, pois, à disposição de toda a comunidade escolar para apoio dos projectos que eventualmente venham a ser desenvolvidos. É esse um dos principais objectivos da BE de Santa Marinha, bem como o espírito da equipa da BE que a dinamiza.
Contem, pois, com a BE para, em conjunto, promovermos o sucesso do nosso Agrupamento!
A equipa da BE

Resultados dos últimos concursos realizados na BE

Concurso: Quem Escreveu...O Quê?:
1º Prémio: Paulo Mota, 7º B, nº18
2º Prémio: Catarina Cortez, 7º B, nº9
Sandy Afonso, 8ºC, nº15
Pedro Pinto, 7º B, nº 19
Concursos alusivos ao "Dia da Europa":
Questionário: Igor Azevedo, 5º A, nº10
Sopa de Letras, 7ºA, nº8

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Inauguração da Biblioteca Escolar da EB1 do Marco



A EB1 do Marco, no nosso Agrupamento, também já tem uma biblioteca escolar que foi inaugurada no dia 12 de Maio em dois momentos diferentes:
- de mahã, com a vista do escritor Franclim Neto, que reuniu com todas as turmas da escola para falar dos seus livros; de salientar a forma como este escritor, e também ex-professor, conseguir cativar a atenção de todos os alunos, pois sabe mesmo comunicar com estas faixas etárias tão jovens. As obras abordadas foram "O Lobo Xau Xau" e "Luís, o menino Feliz".
- ao fim da tarde, a nova biblioteca escolar foi, de uma forma muito informal, apresentada aos Encarregados de Educação dos alunos, na presença do Director do Agrupamento e demais elementos da Direcção, coordenador e professores da Escola, bem como alguns convidados.
Nas breves palavras dos discursos formais que tiveram lugar, foi salientada a importância das bibliotecas na promoção do livro e da leitura, bem como a necessidade de uma colaboração estreita entre biblioteca/escola e Encarregados de Educação no propósito de levar cada aluno a atingir o estatuto de "leitor" pelos impactos positivos que o mesmo traz à vida de cada aluno.






domingo, 9 de maio de 2010

Novidades na BE: filmes



Já estão disponíveis para requisição local, interna ou empréstimo domiciliário os filmes "Lua Nova", "Circo de Horrores: O Assistente de Vampiro" e "Avatar", sendo os dois primeiros filmes adaptados de livros com o mesmo nome.
Em termos de príncipios que regem a aquisição de novos filmes, privilegiamos a aquisição daqueles que estão relacionados com livros já existentes na BE, para assim os alunos poderem comparar as duas versões.

Dia da Europa - 9 de Maio


Complementando, de certa forma , a exposição documental sobre a Europa, realizada pelo Grupo de Geografia na nossa Escola, a BE irá assinalar a efeméride com a apresentação aos seus utilizadores de uma SOPA DE LETRAS e um QUESTIONÁRIO sobre a UE.
Aos utilizadores que apresentarem o questionário resolvido com sucesso a BE oferecerá um pequeno brinde.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ainda a Semana da Leitura...e a elaboração de "wallpapers" alusivos ao livro.

Durante a Semana da Leitura e ao nível das aulas de EV e TIC, os alunos criaram vários "wallpapers" para os computadores da BE/escola, recorrendo a frases alusivas ao livro e à leitura.
As imagens contidas neste post referem-se a alguns desses "wallpapers" e como, se pode ver, há exemplos que demonstram a criatividade e o cuidado posto na elaboração dos referidos "wallpapers" que apelam à prática da leitura.